Esta unidade fazia 2.000 km no deserto do norte da África, para atacar a retaguarda das linhas inimigas. Viajavam em pequenos grupos de jeeps MB ou GPW, tendo que levar tudo a bordo, que permitisse a sobrevivência, a manutenção, e poder de fogo. Modificavam as viaturas para as suas próprias necessidades. Levavam grande quantidade de galões com combustível e água, munição e víveres, peças de reposição e armamentos. Sem esquecer que enfrentavam também os desconfortos das altas temperaturas do dia, e das baixíssimas temperaturas das noites.
Por estas razões é que decidi que minha viagem iria ter características similares, ou seja, longo curso, auto-suficiência, atravessar deserto, e jipe modificado, adaptado para a “minha guerra”, que neste caso, é conhecer outras comunidades, outros paisagens, e confraternizar-me com elas. Portanto, sem reprisar a parte bélica, a não ser um eventual ataque á uma cervejinha ou prato típico local.
A mudança mais radical foi a substituição do motor original GO DEVIL, por outro, um FORD OHC extraído de um jipe 1981. Calma puristas! Antes de me crucificarem ouçam. Sempre viajei com os motores originais e só agora, para esta viagem e que procedi da modificação, porque o motor velhinho simplesmente morreu de morte natural. E afinal das contas, um motor Maverick 4 cilindros, também foi utilizado originalmente pelos jeeps, portanto é da família. Além disso, foi necessário apenas modificar o eixo piloto e o suporte do motor.
Troquei coroa e pinhão original, por coroa e pinhão de um Ford GPW, por ser de uma relação mais longa (8x39). O ganho de potência no motor compensou uma maior velocidade. O eixo traseiro foi trocado por um eixo full flotting de jipe 1942. Muito mais seguro por estar apoiado sobre dois rolamentos ao invés de um, e com a adicional vantagem de, na eventual quebra do eixo, ainda ser possível o veículos deslocar-se só com a tração dianteira, e sem o risco da queda da roda traseira.
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