Contagem Regressiva

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Em que temperatura?

  Os brasileiros são taxativos; exatos cinco graus. Nem mais nem menos. E não se fala mais nisso. Já não se pode dizer o mesmo quando se está em Helsinki, Munique, Londres ou São Petersburgo.
       Já tentou uma lourinha á temperatura local, digamos a 20 ou 25°C? Nem desce! Muitos estabelecimentos comerciais já se suicidaram economicamente tentando convencer os fregueses ao apresentá-las em temperaturas sub-tropicais, isto é, acima dos 10°C. Certa marca brasileira desenvolveu um rótulo sensível ao calor que apresenta uma faixa que fica azul quando está na temperatura certa. Mas a criatividade pirata é tamanha neste país, que já logo em seguida apareceu rótulo falsificado que fica azul ainda estando nos 8 graus.
      Bebedores europeus preferem consumi-las na temperatura ambiente. Mas lembre-se que temperatura ambiente na Europa ás vezes, significa abaixo de zero grau. Vantagem européia. Nestas ocasiões a geladeira é perfeitamente dispensável. Mas a recomendação de que cerveja tem que estar “estupidamente gelada” é papo de mau conhecedor, porque se sabe que se o líquido estiver demasiadamente gelado, amortecerá o paladar e você terá o gosto ruim totalmente camuflado. Portanto é truque dos produtores de cervejas de baixa qualidade sugerir estas temperaturas sub-glaciais. O correto é degustá-la com temperatura entre 3ºc e 5ºc quando seu verdadeiro sabor vem à tona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário