Contagem Regressiva

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O ambiente é um componente importante.

      É claro que no final você acaba fazendo o sacrifício e bebe a cerva de qualquer forma, mas em determinadas ocasiões o local deixa-a mais saborosa, seja pela companhia seja pelo ambiente. Segue-se algumas sugestões.
      Pegue um verão quente, daqueles mesmo ardentes, de derreter asfalto. Vá até Florianópolis, Santa Catarina, no bairro de Sambaqui e procure por um barzinho de beira de praia chamado Kacimba. Diga para o Sílvio o simpático proprietário, que você quer refrescar os pés e a cuca. Ele então irá colocar uma mesa com cadeiras na areia, de tal maneira que você estará literalmente com os pés na água, com as suaves marolas lambendo suas pernas. Peça a seva de sua preferência bem geladinha, acompanhada de mariscos e ostras. Com a visão à sua frente da imponente ponte Hercílio Luz e a silhueta da cidade do outro lado da baia. Duvido que você saia de lá por vontade própria.

     Na mesma praia, uns duzentos metros mais á frente, procure pelo bar do Cézinha e a Sila. Sente debaixo da famosa lona azul e peça bolinho de bacalhau e os já internacionalmente famosos peixinhos fritos da Sila. Peça para o Cézinha colocar o seus vinil preferido. (ele tem uma fantástica coleção de “bolachões” que toca nos velhos aparelhos bem conservados). A cerveja é sempre bem geladinha, e se você tiver sorte pode ser que aquele dia coincida com a presença de algum dos grupos musicais locais que tocam ali, e que aparecem sem aviso nenhum, pelo simples prazer de tocar, desde rock até pagode. E se você for mais de uma vez lá, o César vai lembrar de suas músicas preferidas, colocando-as para rodar, assim que você estacionar na frente do bar.
      Em Canoinhas, também em Santa Catarina, encontrei uma cervejaria de fundo de quintal, instalada num antigo moinho desativado. O proprietário, um senhor de quase 90 anos (Rupprecht Loeffler), produzia só para consumo próprio mas,  ocasionalmente vendia o excedente. Muito boa. Infelizmente não me lembro o endereço correto já que a quantidade de cerveja consumida durante nossa longa conversa desativou minha memória relativa ao evento. Passei a noite ali mesmo. O danado do velhinho tinha uma pousada anexa. Ainda bem que a preços acessíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário