O inverno de 1990 foi realmente um dos mais frios na serra catarinense, e para nossa sorte estava marcada uma prova de jeeps em Urubici, chamada Raid da Neve.
Partimos de Floripa, numa sexta feira, em comboio, lá pelas 8:00 h. Quando estávamos chegando em Bom Retiro , isto à 1.200 de altitude, o tempo ficou fechado e começou a cair uma garoa fina. Mas era uma garoa esquisita. Caia e grudava no para brisa. Marinheiro de primeira viagem, isto é de primeira neve, custei a entender o que estava acontecendo. Quando compreendi, peguei o rádio e comecei a berrar:
- Neve, neve!
Ninguém me acreditou no começo, e até fui alvo de gozação.
- Não alucina Boddy!
Mas a neve que era tímida no começo foi logo engrossando. Aí foi aquela gritaria nos rádios:
- Neve, neve!
E eu - Não alucina pessoal, é açúcar!”
Paramos, descemos dos veículos e começamos a brincar como crianças. A neve engrossou a ponto de pintar de branco quase tudo. Mas na Serra do Quebra-Dente 15 quilômetros à frente, descobrimos que nem tudo são flores. Sobre o asfalto formou-se uma fina camada de gelo extremamente escorregadia. Para os jipes a solução foi fácil; ligar a tração 4X4. Mas para a caminhonete do Arinaldo que rebocava seu jeep foi um pepino. Ela simplesmente não andava . Tivemos que inverter. O jeep passou a rebocá-la.
Nenhum comentário:
Postar um comentário