Contagem Regressiva

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Garrafas e outros envólucros

No universo etílico, muitas inovações apareceram recentemente, entre elas as garrafas de 380 mililitros. Também conhecidas como long neck (pescoço longo). É só um charminho para chamar atenção, sem nenhum efeito sobre o sabor. Podemos entretanto, admitir a pequena vantagem de que não se aquecerá antes do seu consumo total. Mas isso não se deve ao pescoço, e sim ao pequeno volume.
      Por conta da necessidade de novidade , apareceu no mercado brasileiro uma long neck com um gargalo bem maior que o normal, um verdadeiro bocão, logo apelidado de cicarelli. Não faço a mínima idéia da razão. Teria sido inventada por um italiano?
      Na Austrália você compra a cerveja quente, sacode a latinha e quando ela é aberta, num passe de mágica ou reação química, já está gelada. É a ceva high-tec. Faz um sucesso danado entre os aborígines aculturados do deserto de Vitória e Simpson.
      Na Europa medieval eram embaladas em barricas de madeira, e quando abertas deveriam ser logo consumidas, o que nos leva a concluir ser comuns homéricas bebedeiras. Não é de admirar os freqüentes motins á bordo de veleiros ao atravessarem o Atlântico.
      A esmagadora maioria dos fabricantes, acondicionam seus produtos em garrafas de coloração escura, de tom caramelo. Algumas mais raramente na cor verde. E uma minoria ínfima mesmo, em garrafa de vidro branco. Sabe por que? Para proteger o conteúdo da luz. Os raios solares estimulam a oxidação da cerveja provocando a alteração do sabor. Uma verdadeira afronta ao mestre cervejeiro que a produziu com tanto carinho e quer que o seu “bebê” chegue até você com a mesma intensidade e paladar que ele obteve no laboratório, depois de tanto tempo de dedicação. Um bom revendedor daria uma bronca monumental nos supermercados que estocam os engradados diretamente no sol, ameaçando-os de desabastecimento. Engarrafadores de cerveja em vidro branco, ou não estão nem aí pro consumidor, ou confiam demais que sua cerveja será consumida em pouco tempo antes que a luz faça seu estrago.



Nenhum comentário:

Postar um comentário