Na tentativa de tomar o mercado e eliminar a concorrência, muitas cervejarias adotam a tática suicida de exigir a exclusividade de sua marca nos bares e restaurantes. Vejamos a questão por outro ângulo. Não a de empresário do ramo, mas a de consumidor. Por certo você meu leitor, tem a sua loirinha preferida. Agora, imagine entrar em um estabelecimento onde a sua marca não está à venda, e o garçom insiste em te servir outra que você simplesmente detesta e te dá uma dor de cabeça terrível no dia seguinte. Ainda assim você ficaria neste local ou iria procurar outro ?
Certa vez em Foz do Iguaçu Estado do Paraná, em uma casa de massas, encontrei a situação ideal. Acostumado a ver somente uma marca ser oferecida, perguntei ao garçom qual era a marca de cerveja que ele tinha, ao que o rapaz me respondeu:
- A marca que o senhor desejar!
Surpreso, perguntei:
-posso pedir qualquer marca?
- Já lhe disse senhor. Qual é a marca que o senhor deseja?
Fui pedindo as mais variadas marcas e obtendo sempre a mesma resposta,
- Temos sim!
Finalmente convencido pedi a minha preferida,
- Traga uma Original !
Ao sair fiz questão de elogiar a casa diretamente ao gerente e deixar US$10,00 de gorjeta ao garçom.
Felizmante no Uruguai os restaurante tem por princípio oferecer muitas marcas
de cervejas.
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