Fazer cerveja em casa é uma tradição muito antiga. Basta misturar água, malte , um aromatizante, e deixar fermentar por alguns dias. O resultado é a formação do álcool e do gás carbônico (que forma as borbulhinhas e a espuma). Depois de filtrar é só servir. Muitas misturas já foram tentadas entre elas, a adição de açafrão, canela, gengibre, coentro, zimbro e o que mais a imaginação for capaz.
Nas tradicionais zonas coloniais italianas e alemãs do Brasil, jamais faltou esta bebida durante festas tais como natal, aniversário, páscoa e outras. Mas as cervejas caseiras devem ser consumidas logo. Elas tem vida curta pela inexistência de conservantes em suas fórmulas. Vovô Fritz gostava de shnaps, e o nôno Luigi de vino mio, mas ambos, sem que seus familiares soubessem, se encontravam na bodega do Valdo para dividir umas lourinhas.
São muitas as cervejarias artesanais brasileiras também chamadas de micro-cervejarias. Estas são as mais conhecidas:
Becker, Baden Baden, Cerveja Coruja, Cervejaria Bamberg, Cervejaria Colorado, DaDo Bier, Danabier, Devassa, Falk Bier, Mistura Clássica, Stadt Bier, Therezópolis Gold e outras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário