Contagem Regressiva

terça-feira, 13 de março de 2012

O poder multiplicador

Durante a Oktoberfest de 1990 descobri o poder multiplicador da cerveja. Estávamos em um grande grupo de amigos, entre brasileiros, chilenos e alemães, sentados em uma longa mesa e ouvindo as bandas com suas músicas típicas. Numa outra mesa um outro grupo, este constituído por moças estudantes paulistas. A troca inicial de olhares entre as mesas foi fatal. Mas a rapaziada da banda de cá não se animava a se aproximar da banda de lá (timidez ou falta de coragem mesmo), de tal forma que não saía deste estágio. Macaco velho que sou, desafiei os mais novos dizendo, “vocês vão lá ou não? Aposto que eu vou lá, beijo cada uma e ainda ganho cerveja de cada uma delas!” Ah, ah, ah! Risada geral na mesa. Desafiadoramente coloquei dez tíquetes de cerveja sobre a mesa e disse “aposto meu estoque de bia”. Pobre e inocente juventude. Cada um dos 6 patinhos quero dizer, amigos, colocou 10 tíquetes na aposta. (total de tíquetes = 70). Apanhei os preciosos 70, fui até a mesa das garotas, e disse- “Meninas, desculpem interromper, mas fiz uma aposta com a rapaziada da mesa vizinha. Se vocês me ajudarem a ganhar, deixo para vocês 30 tíquetes de cerveja. Tudo o que vocês tem que fazer é cada uma colocar um pouquinho de cerveja aqui na minha caneca. Quem tal?” Fiz isto mostrando o maço de tíquetes. Meninas espertas e ótimas em aritmética básica, toparam na hora. Postei-me de tal maneira que os meninos vissem a doação espontânea das gatas. Feito isso, de forma velada deixei os 30 tíquetes sobre a mesa, agradeci e dei um beijinho de despedida em cada rostinho. ( 70 – 30 = 40 )
      Jamais revelei o truque para a turma. Faz parte do famoso “pulo do gato” dos mais velhos. Só resolvi revelar aqui neste blog porque sei que eles não vão se zangar depois de tanto tempo. Mesmo porque eles não costumam bater em velhinho de óculos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário